é galera essa sexta feira agora vai ser Sexta feira 13. Vocês sabem o significado ?
Então irei falar aqui um pouco dessa história.e também da saga do Serial Killer Jason.
Sexta-Feira 13
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
História
A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:
- Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
- A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa.
- Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte
Jason |
Sexta-Feira 13 (série Jason)
Sexta-Feira 13 (no original em inglês: (Friday the 13th) é uma longa série de filmes de terror dos Estados Unidos criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. A série já conta com 12 filmes (incluindo Freddy vs. Jason), e a franquia já lucrou no total mais de 500.000.000 de dólares.
O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees como o assassino em série. O personagem acabou por se tornar um ícone dos filmes de horror.
O filme mais recente da série, Sexta-Feira 13, lançado em fevereiro de 2009, não é continuação da série, mas sim um prequel contando o início da saga assassina do personagem de Jason.
Biografia de Jason Voorhees
Sua mãe, que trabalhava no acampamento como cozinheira, teve um surto e trucidou os monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.
Uma garota, porém, consegue debelar a sua sanha homicida, decapitando-a com um facão. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série.
A Série
- Sexta Feira 13 (1980)
- Sexta-Feira 13 - Parte II (1981)
- Sexta-Feira 13 - Parte III (1982)
- Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)
- Sexta-Feira 13 - Parte V (1985)
- Sexta-Feira 13 - Parte VI (1986)
- Sexta-Feira 13 - Parte VII (1987)
- Sexta-Feira 13 - Parte VIII (1988)
- Sexta-Feira 13 - Parte IX (1993)
- Jason X (2001)
- Freddy vs. Jason (2003)
- Sexta-Feira 13 (2009)
Série televisiva
Os executivos da indústria de cinema aproveitaram a popularidade de Sexta-Feira 13 ao final da década de 1980; Larry B. Williams e Frank Mancuso Jr. criaram um outro produto dentro da franquia, uma série de televisão batizada de Friday the 13th – The Legacy (Sexta-feira 13 - O Legado), entre 1987 e 1990), mas que não tem a ver com o universo fictício dos filmes de Jason Voorhees. A série não apresenta qualquer relação, além do título, com o psicopata assassino ou os diversos filmes que protagonizou. Na verdade, seu argumento básico apresentava, em 72 episódios de aproximadamente 60 minutos, num estilo similar à Além da Imaginação, pequenas histórias independentes amarradas por um tema central que seria uma loja de antiguidades cujos objetos faziam parte de uma maldição.Os números dos filmes de Jason
- Pessoas sacrificadas por Jason, somando todos os filmes: 171.
- Quantidade de advertências do tipo "Não vá para Crystal Lake, o lugar é maldito" ou "Se eu fosse você, não iria para aquele lugar": 19.
- Vítimas que sonham com Jason: 17.
- Cadáveres encontrados pendurados no teto ou dentro de um armário: 83.
- Quantas vezes alguém diz frases do tipo "Espere um pouco que eu já volto" ou "Vou ver que barulho foi aquele lá fora" e nunca retorna: 19.
- A indústria automobilística tem uma afeição toda especial por Jason. 7 de suas vítimas foram chacinadas pelo psicopata depois que seus carros enguiçaram ou simplesmente atolaram em alguma lama.
- Somando os nove filmes, Jason já levou mais de 50 tiros, foi esfaqueado 23 vezes, levou 5 machadadas, foi atropelado por um trator e um carro e já foi atingido na cabeça 19 vezes por vasos, 8 pedaços de madeira, um sofá, duas cadeiras, uma estante e até uma televisão. E sobreviveu.